quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Pastoral - Pr. Sandrino Siqueira


A IGREJA E SUA MISSÃO


Nesses últimos anos, como “evangélicos” no nosso país, crescemos de forma abençoadora e ao mesmo tempo, de maneira assustadora. A grande quantidade tem colocado em risco a nossa identidade quanto povo cristão evangélico. Há cerca de 44 mil denominações, segundo o IBGE (2000), ou seja, existe um verdadeiro pluralismo denominacional. São práticas e costumes que se misturam, fazendo com que percamos a missão como igreja de Jesus. O fator mais importante na determinação da função da igreja é sua identidade ou auto imagem.

A igreja é uma comunidade de fé baseada na aceitação do outro. A igreja existe porque existem seres humanos; que se amam, reconhecem o seu pecado e se perdoam. Temos como desafio revelar o Cristo em nossas ações e relações – “pois, onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles” (Mt 18:20), disse Jesus. O homem é um ser social. Não fomos feitos para uma vida solitária. Somos diferentes quanto as nossas experiências. Porém, somos um no corpo de Cristo, com funções diferentes. É a diversidade na unidade. A unidade em termos de salvação – “só através de Jesus”! A diversidade tem a ver com a experiência individual diante da cruz. Diversidade na expressão, diversidade na emoção.

A igreja existe para servir ao homem que, por sua vez, existe em um contexto social. Prezamos pelo princípio da separação entre Igreja e o Estado. A igreja tem a missão de restaurar a integridade funcional do ser humano. Martin Buber, filósofo judeu contemporâneo, fala sobre a relação Eu – Tu e Eu – Coisas, dizendo que “devemos amar as pessoas e usar as coisas”. Quando invertemos essa ordem, perdemos a noção da dignidade humana e dos valores transcendentais da igreja. A igreja do Cristo tem como propósito a comunhão, serviço, ensino, proclamação do evangelho e a adoração. A nossa igreja precisa ser relevante em nossa comunidade local.

Ora, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.” (I Co 12:12). Um abraço a todos!

Pr. Sandrino Siqueira Sales


Nenhum comentário:

Postar um comentário