sexta-feira, 31 de julho de 2009

ALEM Brasil vence primeira partida na Turnê da Esperança 2009



No domingo (19), no primeiro jogo da Turnê da Esperança 2009 (Tour of Hope) por cinco países da África, a equipe de ex-jogadores profissionais, cristãos, do Atletas Levando o Evangelho ao Mundo (ALEM) Brasil derrotou por 1 x 0 a seleção do Burundi, considerada uma das melhores do continente africano, em Bujumbura, capital do Burundi.

“O resultado foi uma grande surpresa, devido ao nosso cansaço, às quatro bolas em nossa trave e à gripe forte de nosso goleiro. Foi uma partida muito difícil, mas vimos claramente a mão de Deus sobre nós durante o jogo”, declara o Pr. Marcos Grava Vasconcelos, Supervisor do ALEM Brasil e Coordenador do PEM – Programa Esportivo Missionário – da JMM.

Cerca de cinco mil pessoas acompanharam a partida, entre elas a embaixadora do Brasil que atua em três países da região e representantes da FIFA. O jogo foi gravado por uma das principais emissoras de TV de Bujumbura, que irá retransmiti-lo. Assim, além de assistir a uma exibição do futebol arte, um grande número de expectadores poderá ver o testemunho dos atletas do ALEM Brasil, que mais uma vez terminaram o jogo de joelhos, em gratidão a Deus, com suas camisetas estampadas com a frase "Jesus Ama Você", em francês, a língua local. No final da partida, o Pr. Marcos Grava deu entrevista a diversos meios de comunicação, e aproveitou a oportunidade para testemunhar sobre o grande amor de Deus.

Antes da partida, a equipe do ALEM Brasil foi dividida em grupos e, pela manhã, visitou diversas igrejas. “Foi algo maravilhoso, divino. Todos ficaram admirados pelo grande número de pessoas e emocionados por verem a alegria de nossos irmãos africanos louvando a Deus”, emociona-se Grava.

A equipe encerrou o dia em um jantar na residência oficial do presidente do Burundi, que para alegria de todos, é cristão. Os atletas foram duplamente alimentados, já que após o jantar participaram de um culto de cerca de três horas.

Na próxima semana, a equipe fará dois jogos em Nairobi, no Quênia, onde já fez uma breve passagem, sendo recebida no início da turnê de forma calorosa pela Ministra de Esportes e pela imprensa local.

Os organizadores da Turnê Esperança 2009 que receberam o ALEM Brasil dizem que este evento será um marco na história de missões na África. Nossos jogadores são considerados embaixadores brasileiros da bola e do Projeto de Evangelização na Copa 2010, que acontecerá na África do Sul, para onde serão enviados 300 voluntários brasileiros, sob a coordenação do Pr. Marcos Grava, através do PEM da JMM.

“Peço aos batistas brasileiros que orem especificamente pela saúde dos jogadores. O inimigo não está contente com nossa vinda para este continente. Ore também pelas atividades e pelas clínicas de esportes que realizaremos com jovens e pelos seis jogos restantes em Uganda, no Quênia, em Madagascar e pela inauguração de um estádio que será usado durante a Copa do Mundo na África do Sul”, convoca o Pr. Marcos Grava.

Fonte: Site da JMM

Chegamos aos 400 anos!


No ano de 2009 estão sendo celebrados os 400 anos dos batistas. Uma data tão significativa não pode passar em branco, o que fez com que a Aliança Batista Mundial (BWA, sigla em inglês) decidisse separar a próxima reunião de seu Conselho Geral - que acontece entre os dias 27 de julho e 1 de agosto na Holanda - para realizar uma grande celebração.No Brasil não é diferente, algumas igrejas estão realizando cultos especiais por ocasião dos 400 anos dos batistas. Este é o caso da Igreja Batista Itacuruçá, da Tijuca (RJ), que no dia 28 de junho teve a oportunidade de pensar sobre a herança do movimento que iniciou em 1609. Assim, nesta edição OJB relata esta experiência e oferece a seus leitores alguns recursos que podem auxiliar na celebração de uma data tão importante.

Fonte: O Jornal Batista.

A aposta de Pascal



Num dos fragmentos da coletânea Pensées, o matemático, físico e filósofo Blaise Pascal (1623-1662) apresentou o que se conhece hoje como a aposta de Pascal. Trata-se de uma proposta de decisão, colocada na forma de uma aposta incontornável, isto é, da qual ninguém pode fugir. Esta aposta pode ser resumida da seguinte forma:

Como alguém que escolhe ser cristão pode perder? Se, ao morrer, constatar que Deus não existe e sua fé foi em vão, não perdeu nada -- pelo contrário, viveu uma vida com mais percepção de sentido e esperança do que um descrente. Se, no entanto, há um Deus e um céu e um inferno, então ganhou o céu, ao passo que um descrente perdeu tudo.

Com sua aposta, Pascal não pretende provar a existência do Deus da Bíblia, como conjecturam alguns. Aliás, Pascal enfatiza num parágrafo introdutório que não se pode provar a existência de Deus pela razão. Em outro fragmento de Pensées ele explica que uma prova da existência de Deus precisa ser relacional: “Nós conhecemos Deus somente através de Jesus Cristo... Todos que afirmam conhecer Deus, e o provam sem Jesus Cristo, tem somente provas débeis. No coração de cada ser humano há um vazio dado por Deus, que somente ele pode preencher através de seu filho Jesus Cristo”.

Há os que criticam Pascal por desconsiderar a fé de outras religiões na aposta. Pascal o fez, presumivelmente porque no restante de Pensées (e em outras obras) examinou alternativas e concluiu que, se alguma fé está correta, seria a fé cristã.

Assim como Pascal, o físico e químico Michael Faraday (1791-1867) também escolheu ser cristão. Referindo-se a Jesus, Faraday disse a jornalistas durante entrevista: “Eu confio em certezas. Sei que meu Redentor vive, e porque ele vive eu também viverei”. O testemunho de Faraday ilustra como a aposta de Pascal já em vida pode resultar em certeza, a certeza inabalável da fé.


• Karl Heinz Kienitz é doutor em engenharia elétrica pela Escola Politécnica Federal de Zurique, Suíça, em 1990, e professor da Divisão de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. www.freewebs.com/kienitz

Fonte: Site Ultimato
Fonte:

Um raio-x da juventude evangélica brasileira



Francisco Helder Sousa Cardoso

Há algumas semanas acompanhei um fórum num grupo batista de debates no qual se questionava se os jovens fazem ou não diferença na vida da nossa denominação. Não escondi minha empolgação por saber que, naquela ocasião, os olhos de muitos se voltavam especialmente para a juventude. Porém, a empolgação foi logo substituída por outro sentimento: preocupação. Sim, pois naquele debate vi a realidade de nossa juventude ser exposta diante de uma acurada análise. E os resultados não foram os mais satisfatórios.

Embora existam boas e louváveis exceções, uma das principais marcas da geração atual é a pouca resistência aos efeitos da pós-modernidade. Vemos, de norte a sul do país, juventudes inteiras desmotivadas e pouco comprometidas com Deus, sua Palavra e sua Igreja. Numa espécie de raio-x constatamos que a maioria dos jovens dá pouco ou nenhum valor a questões como vocação e espiritualidade. Sonham e vivem hoje exclusivamente em prol da profissionalização e de inesgotáveis graduações. Estas são as “bolas da vez”. Uma espécie de segunda “descoberta da pólvora”. Já o reino de Deus cai sempre pra escanteio e vira, inevitavelmente, segundo plano.

E a espiritualidade deles, onde fica? Boa notícia: ela não acabou nem morreu. Está apenas num estado de “hibernação”. Quando o inverno das buscas profissionais e intelectuais passar, eles planejam despertar. Sejamos francos: há sim um desejo múltiplo de “adoração”, só que quase sempre (e apenas) por meio de “louvorzões”, congressos, festivais, gincanas etc. Contudo o cultivo de valores cristãos na vida pessoal é algo cada vez mais raro. Há pouco ou quase nenhum interesse pela genuína Palavra de Deus.

Lamentamos ainda por saber que, embora tendo um número razoável de jovens como membros de nossas igrejas, eles não representam ainda sólida e significativa expressão nem para a vida denominacional nem para o país. Nossa relevância para o Brasil varia entre discreta, despercebida e inexistente...

Mas nem tudo está perdido. O lado bom da análise nos faz vislumbrar uma juventude que, embora não sendo 100% ativa, traz sobre si altíssimo potencial. Nossas igrejas são verdadeiros celeiros de jovens que têm em si muita capacidade e desejo de servir ao nosso Deus, e que apenas precisam saber quais os principais meios para fazê-lo. E os principais responsáveis para que estes potenciais sejam transformados em ação concreta são nossos líderes denominacionais (locais, estaduais e nacionais).

Com vistas a essa realidade, propomos a cada líder, em qualquer esfera em que esteja servindo, a se empenhar (ou continuar se empenhando) para mudarmos esse quadro.

Que a nossa geração possa deixar bons frutos. E que esses frutos gerem outros. Que marquemos a nossa geração não apenas sendo contados junto àqueles que são, diariamente, consumidos pelos efeitos da pós-modernidade. Que a nossa maior glória não seja apenas ser conhecidos como jovens de destaque na medicina, engenharia, docência e tantas outras ciências. Mas que sejamos conhecidos, principalmente pelas gerações que nos sucederão, como verdadeiros adoradores do Deus vivo; como servos fiéis do Senhor da seara. Porque, no final das contas, descobriremos que isso é o que realmente vale a pena.

Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe neste propósito. Jovens, lutemos juntos pela salvação do nosso povo. Eles não podem mais esperar. É tempo de avançar por amor aos brasileiros!


• Francisco Helder Sousa Cardoso é presidente da Juventude Batista do Pará. fheldersc@yahoo.com.br

Fonte: Site Ultimato

Bíblia mais antiga do mundo agora pode ser vista na internet

Para os cristãos que gostam de ler a bíblia pela internet uma boa notícia: cerca de 800 páginas do exemplar ‘Codex Sinaiticus’, escrito em grego no século 4, estão disponíveis para consulta na web.
Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

Os internautas poderão assistir imagens de mais de metade do manuscrito, escrito em grego em folhas de pergaminho. Segundo Scot Mckendrick, diretor de manuscritos ocidentais da Biblioteca Britânica, em Londres, o material é um dos maiores tesouros escritos do mundo.

O trabalho – que foi encontrado em 1844- envolveu especialistas da Grã-Bretanha, Alemanha, Egito e Rússia, e, de acordo com eles, apresenta uma rica fonte de pesquisa no futuro.

Com o manuscrito de 1,6 mil anos, é possível entender o desenvolvimento do início do Cristianismo. ‘Trata uma evidência em primeira mão de como o texto da Bíblia foi transmitido de geração a geração”, disse McKendrick.

Para os estudiosos de todo o mundo, a disponibilidade do manuscrito virtual criará oportunidades para trabalhos de pesquisa conjuntos que não seriam possíveis até o presente momento.

O material ficou preservado em um mosteiro na Península do Sinai, no Egito, por 1,5 mil anos. Para os especialistas, isso só foi possível porque o ar do deserto é ideal para a conservação do pergaminho, e também pelo fato do mosteiro ter permanecido intocado por todos esses anos.

O lançamento do manuscrito virtual será realizado pela Biblioteca Britânica em sua sede, em Londres, onde acontecerá uma exposição incluindo vários artefatos históricos ligados ao material. O endereço do site é www.codexsinaiticus.org

Fonte: Elnet / Gospel+

PL 122/06, a Lei anti-homofobia: Debates sobre a aprovação recomeçam calorosos no Senado

Durante o período em que tramitou na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o PLC 122/06, que criminaliza a homofobia, foi debatido em uma acalorada audiência pública. Nem mesmo as rosas brancas distribuídas na ocasião por militantes da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) arrefeceram a polêmica.
Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

Presente ao debate, Ivair Augusto dos Santos, representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, defendeu a aprovação da proposta argumentando que os homossexuais convivem rotineiramente com a discriminação e a violência. A cineasta Tizuka Yamasaki, que tem um filho gay, também argumentou que a proximidade afetiva tem o poder de cortar a barreira da discriminação.

Mesmo condenando atos discriminatórios contra homossexuais, representantes de grupos católicos e evangélicos defenderam a rejeição do projeto. Para o assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Paulo Leão, além de inconstitucional, o projeto atentaria contra a liberdade de opinião. Opinião semelhante foi manifestada pelo reverendo Guilhermino Cunha, para quem a livre manifestação de afeto por homossexuais em locais públicos, como garante o projeto, feriria a Constituição e o Código Penal.

Na ocasião, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) sustentou que as desigualdades não serão superadas se as diferenças não forem encaradas com fraternidade e respeito. Para a senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), quem discrimina homossexuais deve ser punido com rigor. Também se declararam a favor do projeto os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Serys Slhessarenko (PT-MT).

Contrário à aprovação do texto, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) defendeu a revisão de alguns pontos a partir de negociação entre as partes. O senador Magno Malta (PR-ES) avaliou a proposta como “draconiana”, afirmando que a mesma seria inconstitucional.

Enquanto o projeto tramita no Congresso, as manifestações favoráveis e contrárias à proposta ganharam a internet. Diversos espaços de discussão foram criados na rede mundial de computadores, entre os quais os sites do movimento Não Homofobia e o da União dos Blogueiros Evangélicos.

Fonte: Agência Senado / Gospel+

PL 122/06, a Lei Anti-Homofobia: senadora prepara aperfeiçoamento do projeto

3 Comentários Compartilhe Imprimir Email
Não recomendar essa notíciaRecomendar essa notícia0 0
315

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) deverá apresentar em agosto um substitutivo ao projeto de lei da Câmara que torna crime a discriminação e o preconceito contra homossexuais (PLC 122/06). A intenção é aperfeiçoar a proposta para evitar futuros questionamentos quanto à constitucionalidade da matéria, aprovada pelos deputados em novembro de 2006, após intensa polêmica entre o movimento em defesa dos gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e transexuais (GLBT) e a bancada evangélica. De autoria da deputada Iara Bernardi (PT-SP), a proposta encontra-se atualmente na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde é relatada pela senadora de Rondônia.
Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

Durante o ano de 2007, o projeto esteve em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde foram realizados diversos debates e audiências publicas. No final daquele ano, durante a última sessão deliberativa do Plenário, foi aprovado requerimento do senador Gim Argello (PTB-DF) para que a matéria fosse apreciada pela CAS. Em seguida, a proposta deverá retornar à CDH e também ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Tudo isso antes da votação definitiva pelo Plenário. A depender das modificações a serem feitas pelos senadores, o projeto poderá retornar para uma nova análise na Câmara.

Além das alterações contidas na proposta atual, que amplia o objeto da proteção antidiscriminatória da Lei 7.716/89 - a qual define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor -, o projeto modifica dispositivos da norma para que em todos os tipos penais ali previstos seja também considerada a motivação da discriminação ou preconceito de “gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero”.

Conflitos

Em seu relatório, Fátima Cleide observa que o questionamento mais freqüente na CDH foi com relação às garantias constitucionais à liberdade de expressão e à liberdade religiosa. Alguns juristas também indicaram ressalvas quanto à técnica legislativa do projeto, no tocante à definição de sujeitos passivos nos tipos penais e das condutas delituosas, além da proporcionalidade das penas e sua conformidade com as regras gerais do Código Penal e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A senadora, no entanto, ressalta que ainda não há qualquer regulamentação voltada ao combate à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, inviabilizando o tratamento pelo Judiciário deste tipo de violação no campo do trabalho. A consequência, alertou, é que atos homofóbicos podem excluir boa parte da população GLBT do acesso ao trabalho.

Fátima Cleide enfatiza ainda que o projeto estabelece meios legais para desestimular e coibir penalmente situações em que a opinião privada de alguns gera prejuízos aos direitos de outros. Assim, todas as condutas definidas criminalmente no projeto referenciam comportamentos que arbitrariamente recusam, a indivíduos GLBT, direitos que são conferidos a outros indivíduos em igualdade de condições.

A senadora faz questão de ressaltar que o projeto não criminaliza a crença pessoal desfavorável à homossexualidade, mas ações que conduzam à imposição dessa crença a outros indivíduos, de modo a suprimir a liberdade de uns pelo arbítrio de outros. Destaca ainda que todas as condutas descritas no PLC 122/06 referem-se a comportamentos dolosos, que têm a intenção explícita de vitimar o outro, motivados por preconceito contra indivíduos ou grupos.

São previstas no projeto punições para diferentes formas de manifestação de discriminação contra homosexuais, seja em situações de incitação ao preconceito ou de limitações de acesso ao mercado e a processos seletivos educacionais e de ascensão funcional:

Incitação ao preconceito: o projeto prevê reclusão de um a três anos e multa quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. Serão consideradas, nesse caso, ações de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica.

Impedimento de ingresso em estabelecimentos: A pena de reclusão de um a três anos é destinada a quem impedir, recusar ou proibir o ingresso ou a permanência de homossexuais em qualquer ambiente ou estabelecimento público ou privado aberto ao público.

Limitação a processo seletivo: quem recusar, negar, impedir, preterir, prejudicar, retardar ou excluir, em qualquer sistema de seleção educacional, recrutamento ou promoção funcional ou profissional, aqueles cidadãos que tenham orientação diferente dos demais poderá ser submetido a pena de reclusão de três a cinco anos. Na mesma pena incorrerá quem sobretaxar, recusar, preterir ou impedir a hospedagem dessas pessoas em hotéis, motéis, pensões ou similares.

Impedimento a manifestações de afetividade: impedir ou restringir a expressão e a manifestação de afetividade em locais públicos ou privados abertos ao público, assim como proibir a livre expressão e manifestação de afetividade do cidadão homossexual, bissexual ou transgênero poderá, gerar reclusão de dois a cinco anos.

Restrições em relações de trabalho: o projeto estabelece a proibição da adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso a relação de emprego, ou sua manutenção, por motivo de sexo, orientação sexual e identidade de gênero, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade.

Para os infratores, o projeto prevê, além da pena de reclusão, punições como a perda do cargo ou função pública, para o servidor público; inabilitação para contratos com órgãos da administração pública direta, indireta ou funcional; proibição de acesso a créditos públicos; vedação de isenções, remissões, anistias ou quaisquer benefícios de natureza tributária; suspensão do funcionamento dos estabelecimentos por prazo não superior a três meses, além de multa de até 10 mil Ufir (Unidade Fiscal de Referência). O dinheiro arrecadado com as multas será destinado à campanhas educativas contra a discriminação.

Demissão motivada por homofobia: de acordo com o projeto, o empregador ou seu preposto que demitir alguém, direta ou indiretamente, em razão da orientação sexual, poderá cumprir pena de reclusão de dois a cinco anos.

Fonte: Agência Senado / Gospel+

Pastor constroi igreja utilizando 10 mil garrafas pet


O Pastor Jeremias Ferreira, líder da recém fundada Igreja Amigos de Jesus, contruiu um templo com mais de 10 mil garrafas pet em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, informa o site do jornal “Diário Catarinense”.
Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

Segundo a publicação, o pastor contou com a ajuda dos fieis, donos de lanchonetes e bares e até crianças do bairro para juntar o material necessário. O templo ficou pronto em quatro meses.

A fundação, com custo de R$ 2.000, foi feita com pedras e cimento e a estrutura recebeu armações de madeira. A cobertura é de telhas de fibrocimento, mas revestidas na parte externa com as garrafas.

Se tivesse utilizado materiais convencionais, o pastor acredita que o investimento seria de R$ 10 mil.

Fonte: UOL / Gospel+
Via: Folha Gospel

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O que a Bíblia diz sobre o divórcio


"...o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gn 2:24)

"Não agüento mais conviver com ele(a)!" Esta frase, infelizmente tem se tornado muito freqüente. Ela vem de casais, que após várias discussões, brigas e tentativas de salvar o casamento, entregam os pontos e partem rumo à separação.

O pensamento correto sobre a natureza do casamento dá o alicerce para sabermos o que Deus pensa do divórcio. Primeiramente precisamos compreender que o casamento é uma instituição que nasceu no coração de Deus. Veja o que diz o profeta Malaquias: "Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança" (Ml 2:14). Casamento é uma aliança, e quando alguém entra numa aliança, assume um inescapável compromisso.

Se o nosso Deus é um Deus de aliança, e Ele não quebra nem permite quebra de aliança, também não permite que o casamento seja quebrado (Ml 2:16).

Em Mt. 19:1-9 Jesus diz que o divórcio é o resultado da dureza do coração, é um atestado do pecado humano. Mesmo no caso de adultério (único caso onde o divórcio é permitido), devemos perceber que o caminho de Deus não é a separação, mas o perdão. O divórcio neste caso, embora permitido, não é Seu desejo.

A melhor maneira para se evitar o divórcio é combater suas causas: cuide de sua vida espiritual e comece a levar Jesus para dentro de seu casamento, aprenda a perdoar ao invés de guardar ressentimentos, esteja disposto a promover mudanças significativas em seu relacionamento, ao invés de cobrar mudanças, e tome a decisão de amar seu cônjuge.

O divórcio não oferece uma oportunidade fácil de começar uma vida nova. Lembre-se que sempre que desobedecemos a Deus sofremos conseqüências desastrosas. Você leva cicatrizes do divórcio consigo para sempre.

É possível ter um casamento bem sucedido e abençoado. O caminho nem sempre é tão simples, mas sempre vale a pena, pois Deus estará a nosso favor.

"Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem" (Mt 19:6).

Fonte: E-Jesus (escrito por: Márcia Rezende)
Postado por: Felipe Pinheiro

Danni Carlos, de A Fazenda, surpreende-se com as Revelações da Bíblia


A Bíblia - um livro nem tão antigo assim - tem surpreendido a roqueira Danni Carlos, participante do reality show A Fazenda, da rede Record. Conversando com Carlinhos da Silva nesta madrugada de terça-feira, a caipira do rock confessou estar "chocada" após ter tido algumas revelações graças à leitura dos textos bíblicos.

"Cara, eu não sabia que a Bíblia era tão interessantes, porque umas guerras, umas sagas. Tem umas coisas assim, estratégias de 'se esconde no monte tal', 'vai e entra?. E você não consegue mais parar (de ler) de curiosidade. Muito legal", revelou surpresa a caipira do rock, para continuar: "Tem umas coisas incríveis. Não sabia que era tão dinâmico assim".

"É, né! Saindo daqui eu vou começar a ler", disse Mendigo, que explica querer uma versão para iniciantes. "Você nunca leu também? Ler por ler, né?", quis saber o comediante.

Danni Carlos contou não ser uma assídua leitora da Bíblia. "Eu lia, mas eu lia mais assim pra pedir um conselho. Tô lendo as histórias agora. Lia pra pedir uma orientação. Até hoje eu faço isso. Mas agora eu peço a orientação, leio. Mas depois eu tô lendo historicamente, as histórias", confessou a roqueira, demonstrando surpresa.

A cantora admirou-se ainda com a atualidade contida nas Escrituras Sagradas. "Tem coisa tão atuais e tem tanto tempo atrás. Nossa, há mais de dois mil anos. E tem questões e coisas políticas tão atuais. Nada muda, sabe? É impressionante. Cara, tô chocada!"

Fonte: Terra / TV Record
Postado por: Felipe Pinheiro

Filme Anticristo surpreende pelas cenas de sexo explícito e mutilação


"É a mão de Deus", diz o diretor Lars Von Trier com um sorriso sarcástico a respeito do longa.

O filme "Anticristo", dirigido por Lars von Trier, entra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 28 de agosto. O suspense sobre amor e loucura, por abusar de cenas de sexo explícito e mutilação, deixou em estado de choque a plateia de críticos de Cannes.

"Anticristo" conta a história de um casal, interpretado por Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg, devastado pela morte de seu único filho que se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. Só que aí, no meio do nada, os eventos mais estranhos irão suceder-lhes, até descobrirem que foi o próprio diabo quem criou e que governa o mundo.

A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista que tenta exercer sua profissão para ajudar a mulher.

A primeira cena é um close-up em câmera lenta de penetração sexual, que evolui para uma dramática sequência de violência e termina com uma chocante visão de Gainsbourg extirpando seu clitóris com uma tesoura.

"Isso é um pesadelo sobre culpa, sexo e outras coisas", resumiu o diretor, de 53 anos, falando para uma plateia visivelmente chocada e hostil ao seu novo filme, que faz parte da seleção oficial do festival.

Von Trier, que no ano 2000 saiu de Cannes com a Palma de Ouro por "Dançando no Escuro", explicou que o filme foi como uma terapia para ele, depois do colapso nervoso que sofreu dois anos atrás. Para ele, essa obra é a mais importante de sua carreira.

Questionado sobre a razão de ter produzido um trabalho visualmente tão violento, o diretor não pensou duas vezes: "Eu não acho que deva uma explicação a ninguém. Fiz (o filme) para mim mesmo."

"É a mão de Deus", acrescentou, com um sorriso sarcástico. "E eu sou o melhor diretor do mundo!"

O último filme de Von Trier, um dos fundadores do já extinto movimento Dogma, provocou reações diversas na crítica, que oscilam entre o elogio e as acusações de provocação gratuita e pornográfica.

A produtora dinamarquesa Zentropa chegou a fazer uma versão "light" do filme, eliminando as cenas mais fortes, para os mercados de Estados Unidos, Ásia e sul da Europa.

Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=LO-TNfPzh_k


Fonte: Folha Online / Sapo / Guia-me

Nova data para o apocalipse: 2012


A maioria das gerações que já passou pelo nosso planeta conviveu com apocalipses. Datas fatais nunca faltaram e, por ignorância ou ingenuidade, parte destas gerações acabou por acreditar nas previsões e saiu vendendo bens, isolando-se das pessoas, modificando hábitos, enfim, vivendo a espera certa pelo fim.

Como podemos testemunhar, o mundo não acabou. E mesmo com as frustrações históricas resultantes das previsões erradas, novas datas continuam a surgir. A mais recente, atual, que está na moda, é 2012. O burburinho sobre esta data cresce dia a dia. Nos mais variados ambientes se fala sobre 2012, seja por brincadeira, por credulidade ou por mera especulação.

O "fundamento" para 2012 é justificado pelo antigo calendário dos maias. É neste ano, 2012, que se encerrará um dos ciclos dos maias, população indígena que ainda hoje vive nas regiões da América Central. No apogeu de sua civilização, eles acreditavam que o nosso planeta já tinha vivido várias eras, cada uma durando 5126 anos. Segundo o cálculo de alguns, a era em que vivemos teria se iniciado em 3114 a.C., terminando, portanto, no ano de 2012.

De carona com a profecia, a indústria que se alimenta do tema, não pára de faturar. "Fim do mundo" e "calendário maia" são temas centrais de seis livros vendidos atualmente em nosso país. Comunidades com média de 15.000 pessoas, no Orkut, separam espaço e tempo para o assunto. Filmes e programas exploram o tema. Por fim, religiosos das mais diferentes denominações demonstram algum tipo de inquietação com o tema.

A ligação entre calendário maia e Apocalipse surgiu em 1987, através da publicação do livro Fator Maia, de José Arguelles, onde ele faz interpretações das previsões dos escritos maias. Devido ao estrondoso sucesso do livro, Arguelles conseguiu reunir milhares de pessoas em encontros regulares, chamados de Convergência Harmônica, onde anunciava a chegada de uma nova era. Foi dele também a criação do horóscopo Maia, que diz poder aproximar o homem de sua essência. No Brasil, a versão pop do calendário maia criada por Arguelles foi traduzida como Calendário da Paz, virando assunto de cursos e palestras, pagas, que "asseguram" pleno acesso à quarta dimensão.

Como será o fim em 2012? Existem controvérsias entre os que acreditam. As opções mais difundidas são: o mundo será atacado por alienígenas, o enfraquecimento do campo magnético do planeta levará a extinção da vida, um corpo celeste colidirá com a terra. E por aí vai...

Dois amigos meus, apaixonados por futebol, não vacilaram. O primeiro disse: "Legal, dará tempo de assistir a Copa do Mundo de Futebol na África em 2010!". O segundo lamentou: "Mas infelizmente não teremos a Copa de 2014 no Brasil, que pena!"

Brincadeiras à parte e com todo respeito em relação àqueles que acreditam, prefiro acreditar nas escrituras do cristianismo, a Bíblia Sagrada. Sobre o fim ela diz: "...os céus e a terra que agora existem, pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo..." I Pedro 3.7. Sobre a data a Bíblia diz: "...daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai." Mateus 24.36. E finalmente, sobre qual deve ser a atitude de todo aquele que espera pela vinda de Cristo, a Palavra orienta da seguinte forma: "havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convêm ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça" II Pedro 3.11-13.

Nossa certeza é fruto da nossa esperança, Jesus voltará! Mas não sabemos a data. Na verdade, saber a data não ajudaria muito. Afinal, quem de nós pode garantir que estará vivo até 2012? Assim como Pedro advertiu seus contemporâneos, seu texto continua atual, nos convidando a viver uma vida piedosa, pois a ordem de coisas da atualidade terminará, findará.

Não se influencie pelos apocalipses modernos e extra-bíblicos. Escolha o apocalipse da Bíblia, seu autor é o Alfa e o Ômega, o Senhor da história, infinitamente poderoso para cumprir todas as suas promessas.

Assim como a maioria dos que estão lendo este texto, também sou curioso. Lá no íntimo também queria fazer para o Mestre a pergunta que os discípulos fizeram: quando serão estas coisas? Mas além de curioso, também amo as surpresas. Muitas vezes meus pais me surpreenderam, triplicando minha alegria por aquilo que eu aguardava. Assim vou vivendo. Entre a curiosidade e o dia da surpresa. É desta forma que, pela fé, sigo lutando diariamente contra defeitos e fraquezas, ilusões e seduções, errando e confiando no perdão, sabendo que "o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" I João 2.17.

Encontro alento, sempre que me canso das pressões e massacres da mídia tentando moldar nossa forma de ser e pensar, num pensamento inspirador de Carlos Drumond de Andrade. Com palavras atuais, porém com o mesmo sentido do texto de I João 2.17 que você leu acima, ele com maturidade e sabedoria declara: "Cansei de ser moderno, agora serei eterno."

Fonte: Portal Guia-Me

domingo, 26 de julho de 2009

Evangélicos devem somar 50 milhões em dezembro no Brasil


Em dezembro de 2009 os evangélicos devem somar 49,8 milhões no Brasil, 25,4% de um total de 196,5 milhões de brasileiros e brasileiras. A persistir essa curva de crescimento, em 2020 os evangélicos serão 100 milhões no país.

A projeção é do Ministério de Apoio com Informação (Mai), liderada pela matemática Eunice Stutz Zillner, 51 anos, membro da Igreja Presbiteriana Independente do Ipiranga, de São Paulo. O Mai foi criado por Eunice e seu marido, o engenheiro eletrônico Marcos Zillner, em 2003.

Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Mai realiza projeções e análises, proporciona treinamentos e consultoria a igrejas. "Nosso desejo é que os números incomodem e gerem trabalho, evangelização", declarou Eunice em entrevista para Andréa França, da Revista Graça.

O Mai quer mostrar onde é necessário investir em evangelismo. "Não estou interessada em sensacionalismo, em apresentar dados chocantes, mas, sim, em 'fotografar a situação' e 'revelar a foto' mais nítida possível", explicou a matemática.

Segundo o Censo de 2000, o Norte do Brasil, com 19,8%, era a região com maior presença evangélica, e, conforme as projeções do Mai, continuará com essa posição e terá 32% em dezembro de 2009, seguidas das regiões Centro Oeste, com 31%, Sul, com 19,8%, e Nordeste com 19,2%.

Roraima é o Estado da federação que reúne o maior percentual de evangélicos (46,8%), com 226,3 mil, de um total de 483,6 mil habitantes, seguido do Amazonas, com 41,9%, Acre, com 39,9%, Rio de Janeiro, com 36,3%, Distrito Federal, com 35,9%, e Espírito Santo, com 35,2%.

Fonte: ALC
Postado por: Felipe Pinheiro

Jocum prepara Adoracamp 2009


A turma da Vila do Louvor prepara mais uma edição do Adoracamp. o evento é voltado para renovação espiritual de ministros de louvor e para os apaixonados por adoração.

Dos dias 10 a 12 de julho acontece a 8ª Edição do retiro espiritual focado em adoração e artes. Adolescentes, apartir de 14 anos, e jovens terão a oportunidade de receber a ministração de Beto Tavares e Banda, Vila do Louvor, Danni Distler & Rafaella Henriques e ainda a prata da casa, Marco Faria. Os preletores serão o Pr. Sandro Baggio, do Projeto 242, Pr. Junior Souza, da Comunidade Vineyard Capital e Pr. Olegário Gaspar, da Vila do Louvor Pompéia.

A ênfase do evento está na liberdade para se adorar ao Senhor com intimidade e sem a barreira do tempo faz a diferença no Adoracamp. "Queremos dar aos participantes um 'grande encontro com a Glória de Deus', levando-os a viverem uma vida de intimidade e obediência ao chamado de adoração que o Senhor tem para nós", afirmou a Jocum no site do ministério.

O local escolhido para acontecer o evento é o Vale da Benção, Rodovia castelo Branco, Km 50,Araçariguama - SP. Para obter mais informações ligue (14)3256-2775 ou adoracamp@viladolouvor.org

Clique aqui e acesse o site da Vila do Louvor.

Fonte: Jocum
Postado por: Felipe Pinheiro

Chegamos aos 400 anos!


No ano de 2009 estão sendo celebrados os 400 anos dos batistas. Uma data tão significativa não pode passar em branco, o que fez com que a Aliança Batista Mundial (BWA, sigla em inglês) decidisse separar a próxima reunião de seu Conselho Geral - que acontece entre os dias 27 de julho e 1 de agosto na Holanda - para realizar uma grande celebração.No Brasil não é diferente, algumas igrejas estão realizando cultos especiais por ocasião dos 400 anos dos batistas. Este é o caso da Igreja Batista Itacuruçá, da Tijuca (RJ), que no dia 28 de junho teve a oportunidade de pensar sobre a herança do movimento que iniciou em 1609. Assim, nesta edição OJB relata esta experiência e oferece a seus leitores alguns recursos que podem auxiliar na celebração de uma data tão importante.

HÁ VIDA EM JESUS


HÁ VIDA EM JESUS
EVANGELIZAÇÃO E SOLIDARIEDADE

O programa de evangelização e solidariedade “HÁ VIDA EM JESUS” tem sido uma experiência abençoada que batistas de países da América do Sul desenvolvem em algumas de suas principais cidades com grande densidade populacional. Lançado pela UBLA – Aliança Batista Latino Americana, organização auxiliar à Aliança Bíblica Mundial, este programa visa promover de forma intensa e diversificada, uma grande mobilização dos Batistas na evangelização das populações dos grandes centros urbanos. O programa em sua dinâmica de execução, em modelo de adesão, estará sendo construído conjuntamente pela Convenção, Associações Regionais, igrejas e congregações, no ideal de estar cada vez mais próximo das realidades onde ocorrem suas ações.
Os objetivos gerais e projetos pilotos do programa ‘HÁ VIDA EM JESUS”, seguem para uma apreciação e adesão das igrejas e Congregações.

O PROGRAMA
I – OBJETIVOS
1. GERAL
Motivar, capacitar e mobilizar crentes, Igrejas, Congregações, Organizações Batistas que atuam neste Estado, visando a realização de um programa conjunto de evangelização e solidariedade permanente na cidade do Recife e sua Região Metropolitana - RMR, onde residem cerca de 4,5 milhões de pessoas.

2. ESPECIFÍCOS
2.1. CONVENÇÃO
a) Participar de ações em conjunto com igrejas e Associações Regionais, através de todos os meios disponíveis, visando tornar Jesus conhecido dos Recifenses
b) Motivar e incentivar pessoas a um compromisso total com Jesus
c) Despertar Igrejas para o cumprimento da grande comissão
d) Impactar famílias e sociedade como resultado do compromisso total dos
crentes com Jesus
e) Efetivar ações na área social, com vistas a uma cidadania digna
f) Apoiar e incentivar, projetos especiais de evangelização na RMR.
g) Capacitar crentes em suas atividades pessoais/profissionais para atuarem
em ações evangelizadoras entres seus colegas e clientes.
h) Disponibilizar, em parceria com as Associações, Igrejas e crentes em
geral, material para o programa, incluindo a edição de Bíblias e Novos
Testamentos.
i) Estimular as Igrejas da RMR a promoverem em conjunto, ações
evangelizadoras.

2.2. ASSOCIAÇÕES REGIONAIS DA RMR
a) Fomentar e coordenar ações evangelizadoras e sociais com as igrejas de
sua área de atuação
b) Promover, através das igrejas, o crescimento da vida cristã e do
evangelismo pessoal
c) Incentivar intercâmbios entre Associações Regionais visando a proclamação do Evangelho
d) Instituir e viabilizar programas de comunhão entre os pastores e lideranças em geral.
e) Estimular as Igrejas de sua área a promover ações sociais que alcancem sua comunidade.

2.3. IGREJA LOCAL
a) Envolver e capacitar os crentes para ações evangelizadoras
b) Intensificar sua atuação evangelizadora em sua comunidade
c) Integrar os novos crentes através do discipulado e batismo
d) Conduzir pessoas a um compromisso total com Jesus
e) Reintegrar crentes afastados
f) Desenvolver programas de evangelização específicos com famílias
g) Realizar impactos evangelísticos em bairros de sua cidade ainda
sem presença Batista.
h) Empreender ações evangelizadoras em sua comunidade à sua maneira
de atuar.
i) Promover encontros de oração intercedendo pelo Programa

2.4. METAS GERAIS INICIAIS DO PROGRAMA
a) Formar equipe de 3 mil intercessores pelo programa
b) 150 Igrejas aderindo ao programa
c) Capacitar e integrar 500 Evangelistas
d) 300 bairros impactados
e) 900 mil recifenses evangelizados
f) 3 mil crentes reconciliados
g) 150 novas Congregações
h) 200 novas Igrejas
i) Impressão de 50 mil bíblias populares, parceria igrejas/Convenção
j) Semana de Escola Bíblicas de Férias – (14 a 20.01.08 - segunda a
domingo)
j) Semana simultâneas de Conferências evangelísticas (Semana da Páscoa – 19 a 23.03.08 – Quarta a Domingo)
k) Impressão e distribuição de 2 milhões de folhetos evangelísticos
l) Impressão de material específico para a atuação dos profissionais
m) Formação doutrinária nas igrejas / congregações

PROJETOS PILOTOS

I – HÁ VIDA EM JESUS – INTERCESSÃO
OBJETIVO
Batistas individualmente ou em grupos orarem pelo programa “HÁ VIDA EM JESUS”. OPERACIONALIZAÇÃO
Congregações, igrejas, instituições, organizações também, através de seus componentes, realizarem programações de oração pelo programa.
ALVO
Até dezembro de 2007, o desafio do programa contar com 3.000 (três mil) intercessores.

II – HÁ VIDA EM JESUS – SEMEAR
OBJETIVO
Motivar as igrejas e congregações a voltarem a distribuir gratuitamente Bíblias Sagradas personalizadas, em apresentação popular e na linguagem de hoje.
Esta distribuição sendo feito através de compra conjunta ao mesmo fornecedor estará reduzindo o preço da bíblia.
PÚBLICO ALVO
Moradores dos bairros onde as igrejas e congregações estão localizadas. Caso a Igreja deseja poderá enviar Bíblias para seus campos missionários em Pernambuco.
OPERACIONALIZAÇÃO
A Convenção visando reduzir o valor da aquisição das Bíblias a serem distribuídas firmará TERMO DE AQUISIÇÃO DE BÍBLIAS, com a SBB - Sociedade Bíblica do Brasil, para compra de bíblias em maior quantidade, garantindo com isto para as igrejas preços menores e pagamento parcelado.
Outras alternativas para aquisição de bíblias estão em estudo.
AQUISIÇÃO
A igreja recebe da Convenção formulário próprio de pedido de aquisição de Bíblias, fazendo cada uma seu pedido e devolvendo à Convenção. A Convenção de posse do conjunto de pedidos enviará à SBB. O faturamento da compra será feito diretamente igreja/SBB, podendo ser estabelecido o prazo de pagamento de 30, 60 e 90 dias.
PERSONALIZAÇÃO
As Bíblias adquiridas, que terão o tamanho 10x13 cm, confeccionadas em papel especial e capa em cartolina plastificadas e coloridas, serão personalizadas, delas constando em folha de abertura: Nome do programa ‘HÁ VIDA EM JESUS”, Convenção suas e logomarcas. Sobre a Igrejas poderá constar: Nome da Igreja, endereços, (físico e virtual) fones, nomes do pastor e diretoria e uma breve mensagem feita pela igreja ao leitor.
CUSTO MÉDIO
O custo médio de cada Bíblia está previsto em R$5,10 (cinco reais e dez centavos). Este custo poderá ser reduzido, caso haja grande compra pelo conjunto das Igrejas.
PRAZO DE ADESÃO
O prazo de adesão a este programa será até 30.09.2007.

III – HÁ VIDA EM JESUS – CRIANÇA
OBJETIVO
Desenvolver programa de evangelização de crianças, prestar assistência às suas mães e disponibilizar orientação espiritual, conjugal e comportamental a pais e parentes de uma forma geral.
PÚBLICO ALVO
Crianças da comunidade onde a igreja está estabelecida que estejam e que estejam na faixa etária entre seis e doze anos e seus respectivos pais e parentes.
Crianças amigas, colegas de escola e parentes dos membros da igreja.
OPERACIONALIZAÇÃO
O Programa “HÁ VIDA EM JESUS – CRIANÇA”,será executado em média durante sete dias, estando reservado para tal o período entre os dias 14 a 20 mês de janeiro de 2008.
CAPACITAÇÃO
A Convenção, através de sua CDC - Coordenadoria de Desenvolvimento Cristão” disponibilizará no mês de outubro de 2007, capacitação para membros de igrejas que promoverão esta programação. Os treinando receberão inclusive um “kits” básico para a execução do projeto.
PRAZO DE ADESÃO
O prazo de adesão a este programa será até 30.09.2007.
PROGRAMAÇÃO
a) CRIANÇAS
O programa de evangelização será preferencialmente desenvolvido nas dependências das igrejas, utilizando para tanto o período da tarde. No domingo a programação deverá ser realizada no culto da manhã. A Convenção fornecerá às igrejas o modelo da programação que terá como tema “HÁ VIDA EM JESUS - CRIANÇA”
b) MÃES
Simultaneamente a programação com as crianças, a Igreja poderá ministrar palestras (médicos, psicólogos, nutricionistas outros e até mesmo momento de ginástica).
c) PAIS E PARENTES
A noite, caso haja interesse da comunidade, promover palestras de orientação espiritual, comportamental e conjugal e outros) aos pais e parentes das crianças
ESPAÇO SABER
As igrejas e congregações que realizarem o projeto “HÁ VIDA EM JESUS – CRIANÇA” poderão oferecer as crianças do bairro uma atividade intitulada “Espaço Saber”, representando reforço escolar para as crianças a ser desenvolvida de segunda a sexta-feira. A Convenção disponibilizará o conteúdo programático desta atividade.

IV – HÁ VIDA EM JESUS - ANUNCIAR
OBJETIVO
Desenvolver programa de evangelização através de “CAMPANHAS SIMULTÂNEAS DE EVANGELIZAÇÃO”, em igrejas Batistas no Recife e Região Metropolitana.
PÚBLICO ALVO
Moradores não evangélicos residentes no Bairro ou município
Amigos, colegas de trabalho, escola e parentes dos membros da igreja.
OPERCIONALIZAÇÃO
As igrejas deverão promover grande esforço no sentido de convidar pessoas das mais diversas para estarem participando de cultos em seu templo, preferencialmente à noite, para tanto preparando uma programação atraente e convidando pregador especial para à aquela semana.
EXECUÇÃO
A etapa I do programa “HÁ VIDA EM JESUS” anunciar, através da realização da campanha simultânea de evangelização será realizada na semana da Páscoa de 2008, no período de: 17 a 23.03.08.

V – HÁ VIDA EM JESUS - ENSINAR
OBJETIVO
Desenvolver programa de capacitação profissional, através de “CURSOS PROFISSIONALIZANTES”, ministrados na sede da igreja, em parceria com organizações especializadas, inserindo em sua formatação a pregação do evangelho.
PÚBLICO ALVO
Moradores do bairro ou município onde a igreja está estabelecida.
Amigos e parentes dos membros da igreja
CAPACITAÇÃO
A Convenção através da Associação Regional encaminhará às igrejas, informações sobre cursos oferecidos e condições para suas realizações. As igrejas indicarão os cursos que têm condições e interesse de participar.
Vencida esta etapa, haverá a formalização do curso na igreja, sempre com acompanhamento da Associação e Convenção.

VI– HÁ VIDA EM JESUS – PLANTAR
OBJETIVO
Identificar bairros estruturados no Recife e RMR, ainda sem presença Batista visando iniciar trabalhos, através de um local para estudo bíblico e plantação de futura congregação.
OPERACIONALIZAÇÃO
A Associação deverá buscar preferencialmente a parceria entre igrejas de sua área de atuação no sentido de fortalecer e agilizar a plantação de uma nova igreja.
CAPACITAÇÃO
O projeto contempla cursos de capacitação para evangelistas, que serão ministrados em parceria CEVAM e Associação Regional da área.

VII – HÁ VIDA EM JESUS - DEDICAR
OBJETIVO
Convocar membros das igrejas pertencentes aos mais diversos segmentos (enfermeiros, taxistas, porteiros, médicos, advogados, empresários, professores e outros) para dedicarem, de forma voluntária, parte de seu tempo atuando como evangelistas em suas áreas profissionais.
PÚBLICO ALVO
Colegas de profissão e clientes e pessoas de seu relacionamento.
OPERACIONALIZAÇÃO
A Associação Regional fará nas igrejas e congregações de sua área de atuação, grande convocação de profissionais nas diversas áreas para participarem do programa “HÁ VIDA EM JESUS”, através de influência em suas respectivas atividades.
CAPACITAÇÃO
A Associação Regional em parceria com a CEVAM, promoverá cursos de capacitação, inclusive disponibilizando material para a execução do projeto.

VIII – HÁ VIDA EM JESUS - SAÚDE
OBJETIVO
Realizar ações de saúde grátis em igrejas ou congregações, através de Associação de igrejas, contando para tanto com apoio de profissionais da área membros de igrejas membros de igrejas Batistas ou convidados.
PÚBLICO ALVO
Moradores do bairro, pessoas convidadas e os membros ou congregados da igreja hospedeira.
OPERACIONALIZAÇÃO
A Convenção fará a convocação de médicos, enfermeiros, dentistas membros de igrejas Batistas, para em trabalho voluntário participar deste projeto. A Convenção em conjunto com a Associação Regional e igrejas que desejem receber o projeto, fará uma escala de especialidades médicas e horários a serem oferecidos.
A previsão é que este projeto seja executado nos fins de semanas - sexta-feira e sábado.
CAPACITAÇÃO
As igrejas hospedeiras receberão da Associação Regional as orientações necessárias para a recepção e realização do projeto.

Mulher é executada publicamente por distribuir Bíblias

De acordo com ativistas norte-coreanos, uma mulher foi executada publicamente no mês passado, por acusações de "ser espiã para os inimigos do país" e distribuição de Bíblia.

Ri Hyon-ok, 33, foi acusada de espionar para a Coreia do Sul e para os Estados Unidos e organizar dissidentes. Ela foi executada na cidade de Ryongchon, na fronteira com a China, no dia 16 de junho, segundo uma reportagem da comissão investigativa de crimes contra a humanidade, publicada em 24 de julho.

A comissão, 50 ativistas, os pais de Ri, seu marido e filhos foram enviados para um campo de prisão política, e outro casal foi preso com destino desconhecido.

A comissão pede que o líder norte-coreano Kim Jong-Il seja condenado por crime contra a humanidade.

Diz-se que a igreja protestante clandestina tem crescido muito nos últimos anos, e o governo norte-coreano está aumentando sua "guerra contra as religiões".

Oficialmente, a Coreia do Norte garante a liberdade de religião, e lá existem diversas organizações religiosas de budistas, católicos, protestantes e seguidores de Chondo-gyo, uma religião étnica coreana. No entanto, o país tem apenas uma igreja católica e duas protestantes, todas em Pyongyang.

Fonte: UCA News / Tradução: Portas Abertas
Postado por: Felipe Pinheiro

Tatuagem: forma de expressão ou vaidade?


Por Adriana Amorim - www.guiame.com.br

"Hoje eu não faço mais tatuagem e não aconselho ninguém a fazer". Poucas pessoas associariam essa afirmação a Rodolfo Abrantes. Com os braços quase cobertos por tatuagens, muitas do período em que atuou como vocalista da banda secular Raimundos, e a imagem de um candelabro tatuada no pescoço, feita após sua conversão, o músico conta que tatuar-se era algo habitual: "Quando eu me converti, eu continuei fazendo tatuagem porque já fazia muito e eu confesso que não sentia muita paz nisso. Durante meu processo de conversão, senti Deus falar comigo que eu não precisava mais daquilo. Quando decidi parar, senti muita paz. Desde então, nunca mais fiz tatuagem alguma. Quando eu continuei me tatuando depois de convertido, só transferi uma coisa que eu já era para dentro da minha nova vida. E realmente eu não precisava mais disso". Em entrevista ao Portal Guia-me, Rodolfo expressou o que pensa hoje sobre tatuagem: "Na real, eu acho que tatuagem é uma grande 'duma vaidade". "As pessoas dizem: 'Eu vou para Jesus, mas eu vou levar tudo o que eu gosto'. Mas têm certas coisas que talvez Deus queira simplesmente tirar do teu coração. Eu interpreto da seguinte forma: quando eu senti que era Deus falando comigo, que era para eu parar de fazer tatuagem, creio que era uma ordem simples, que se eu conseguisse obedecer, eu conseguiria obedecer a ordens maiores também. Eu cumpri e senti uma paz tremenda. Toda vez que eu obedecer a Deus, vou sentir Paz", explica o cantor.

Vista como forma de expressão, símbolo de rebeldia e juventude, a tatuagem possui diferentes estilos, que vão do tradicional ao maori, estilizado, psicodélico, religioso, tribal, entre outros. Seus temas variam tanto quanto as personalidades das pessoas que as fazem. As imagens escolhidas podem ser definidas pelo contexto histórico, influências musicais, modismos, ideologias e crenças. Crenças que chegaram à igreja e dividem opiniões. Aceita por algumas denominações e pastores, condenada por igrejas e lideranças, a "tatoo" divide opiniões até mesmo em interpretações de trechos bíblicos, como o de Levítico 19:28 - "Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor".

Para o professor de teologia Carlos Vailatti, o versículo faz parte de um contexto maior, um "código de santidade": princípios para demonstrar ao povo de Israel elementos indispensáveis ao relacionamento com Deus. Na opinião de Valilatti, é importante destacar também a palavra 'marca': "Esta palavra é derivada do hebraico qa´aqa´, cujos significados básicos são: 'incisão, tatuagem'. Já na Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento hebraico - datada do III século a.C.), a palavra 'marca' é a tradução do grego stikta, palavra esta derivada do verbo stizo, 'fazer um sinal com um instrumento agudo ou candente; pintar, tatuar; fazer sinais com golpes' [...] Deus não quer que Israel pratique esses hábitos pagãos e se comporte como as demais nações que vivem ao seu redor. Deus quer que Israel seja uma nação santa, isto é, uma nação separada para servi-lo e que tenha um estilo de vida diferente das demais". Para o teólogo, o trecho inicial do versículo de Levítico 19:28, relaciona-se a 1 Reis 18:28: "No confronto entre Elias e os adoradores de Baal no monte Carmelo, onde vemos que estes últimos 'se retalhavam com facas e com lancetas, conforme o seu costume, até derramarem sangue sobre si".

No entanto, Sandro Baggio, líder do Projeto 242, igreja que há mais de dez anos trabalha com pessoas da cultura alternativa e dedica-se a missões urbanas, entende que o trecho de Levítico não pode ser aplicado à tatuagem. "Trata-se de uma lei específica direcionada a um povo em particular. Aqueles que querem aplicar essa lei para o contexto de hoje (usando este versículo para proibir as pessoas de fazer tatuagem) precisam estar dispostos a aplicar também os versículos anteriores que proíbem vestir roupas de tecidos diferentes, plantar sementes de diferentes espécies no mesmo jardim e aparar a pontas do cabelo e da barba. As pessoas não estão fazendo tatuagem por causa de qualquer ritual relacionado a mortos, mas como expressão estética", explica o líder.

Baggio fez a primeira tatuagem em 1988, logo após sua formação no seminário teológico. Para ele, tatuar-se é uma forma de expressão corporal e cultural: "Antes era particular de alguns povos e culturas, mas como o mundo se tornou uma aldeia global, a tatuagem (assim como outras expressões culturais) ganhou espaço nos mais diversos meios e contextos. A única diferença entre fazer uma tatuagem e uma pintura ou mesmo corte de cabelo é que a tatuagem tem uma característica mais permanente e não pode ser removida facilmente. Portanto, exige-se que se pense muito mais antes de se fazer uma tatuagem do que, por exemplo, antes de tingir os cabelos ou fazer dreads neles".

Símbolo de rebeldia?

Tatoo, do taitiano tatau, significa marcar. O nome foi dado por James Cook, o capitão inglês que descobriu o surfe e, em 1769, ficou admirado ao chegar ao Taiti e ver a população local coberta de desenhos em vez de roupas. A população da região era conhecida como maohis, ou maoris na Nova Zelândia, povo que tatuava-se em rituais ligados à religião. As imagens significavam status e poder, marcavam a passagem da infância para a maioridade, ou contavam as histórias da família e da tribo. Mas, os primeiros registros de pigmentação com tintas sobre a pele remetem há pelo menos 5 mil anos. No Egito, também foram encontradas múmias tatuadas, que datam do período entre 4000 e 2000 a.C.

Na América,,tatuar-se também era prática das civilizações maia e asteca. No Japão feudal, criminosos eram marcados para que fossem identificados como maus elementos. Tempos depois, em meio a um forte clima de opressão dos governantes, organizações ostentavam tatuagens como símbolo de transgressão ao poder vigente. Assim, surgiu o famoso dragão da Yakusa, a máfia japonesa, imagem comum de muitas tatuagens no mundo.

Com todo esse contexto histórico, a tatuagem é vista, ainda hoje, como símbolo de rebeldia. O pastor Eduardo Silva, conhecido como pastor Edu, conviveu com muitos "irmãos tatuados" até gravar uma mensagem em seu braço e conta que recebeu com isso muitas críticas. Membro da igreja Renascer em Cristo, foi o primeiro a escrever em seu corpo, a frase "Renascer até morrer". "A minha motivação veio num momento em que a Igreja sofreu um forte ataque. A intenção dos que nos atacavam era na verdade o fechamento e extinção da Igreja Renascer, como se as portas do Inferno pudessem prevalecer contra a Igreja de Cristo. Muitas pessoas comentavam que a Igreja não sobreviveria a esse momento, isso foi em fevereiro de 2007. Sou pastor desde janeiro de 1993, mas atuo no ministério desde jovem", conta o Pr. Edu, que revela que a atitude trouxe grande repercussão: "Algumas positivas, outras violentamente negativas. O que me causa estranheza, é que a tatuagem afeta tão somente a minha vida. No que diz respeito à minha comunhão com Deus ou santidade, não aumenta ou diminui. Mas, muitos foram contumazes em dizer que essa atitude era fruto de uma alienação, que éramos como gado marcado etc. Apenas entendo que não devemos julgar para não ser julgados!". Ele explica a iniciativa narrando a passagem bíblica de II Samuel 15:21: "Em meio à guerra, Davi contava com homens valentes como Itaí (II Sm 15,21), que estavam em aliança, para vida ou para a morte. Não adianta estar em aliança apenas quando tudo vai bem. Baseado nesse princípio é que muitos de nós escolhemos essa frase. A igreja, corpo de Cristo, estava sendo atacada, o rebanho precisava ser protegido e pastoreado e algumas pessoas e instituições se esqueceram desse conceito de corpo! Como pastor, senti o desejo de deixar clara a minha posição em favor do rebanho".

Para o reverendo Baggio, pessoas que consideram tatuagens símbolos de rebeldia estão "estacionadas no tempo". " Hoje em dia, tatuagem não tem absolutamente nada a ver com rebeldia, mas sim com estética. Sem dúvida que há preconceitos por parte de algumas pessoas (religiosas ou não), mas qualquer coisa pode ser passível de preconceito, principalmente expressões culturais. Preconceito é fazer um juízo superficial a partir de idéias ou conceitos pré-estabelecidos. O profeta Samuel fez um 'pré-conceito' ao procurar ungir o futuro rei de Israel. Cristãos que seguem a Bíblia não deveriam fazer 'pré-conceitos' com relação à aparência das pessoas, mas infelizmente não é isso o que acontece. Pessoas sofrem preconceitos por se vestirem de certa maneira, por causa do seu penteado (ou por não ter nenhum penteado) de cabelo, pelo modo como falam (se sua linguagem não for cheia de chichês evangeliquês, não é espiritual) etc. Eu já sofri preconceitos por todas as coisas, mas geralmente depois que as pessoas me conhecem, elas percebem que tais coisas são superficiais e acabam deixando o preconceito de lado", narra o reverendo. A segunda tatuagem de Baggio veio para cobrir a primeira. "Aquela velha tatuagem era bem "old school" e no ano passado decidi cobri-la com um novo desenho. A velha tatuagem foi feita com um desenho de uma pomba e uma cruz e eu estava pensando do texto bíblico que diz que Cristo estabeleceu a paz por meio da cruz. A nova tatuagem é um desenho celta do ganso selvagem, o símbolo celta do Espírito Santo. O que esse desenho expressa para mim é a afirmação de que fui selado pelo Espírito e meu desejo profundo de viver a grande aventura da vida guiada por Ele", expõe o líder do Projeto 242.

Mas, para o professor Carlos Vailatti, a tatuagem pode ser compreendia como elemento de rebelião: "Ela pode representar a aderência aos movimentos da contra-cultura, como, por exemplo, o movimento punk da década de 80, o qual estava associado com formas de protesto social e anarquismo. Além disso, ela também pode ser vista como um símbolo anárquico dentro da própria igreja, de acordo com postura que certas denominações adotam com respeito a ela".

Fazer-se igual para ganhar os diferentes?

Líder do Projeto 242, que tem como alvo missionário evangelizar pessoas marginalizadas socialmente, como: mendigos, prostitutas e dependentes químicos, Sandro Baggio não compreende a tatuagem ou outros visuais como agentes de evangelização. "Isso depende muito mais do testemunho de vida e caráter, no poder do Espírito Santo, do que na aparência", aponta.

"Creio ainda que existem tatuagens que são puramente estéticas e muitos irmãos tatuados, são instrumentos para alcançar essas tribos ou grupos alternativos. Muitas pessoas que me perguntavam a respeito da tatuagem acabaram ouvindo a respeito da fé em Jesus e da obra que ele realizou em minha vida. Mas não quero usar esse argumento. Creio que devemos ter acima de tudo respeito e amor. Só pra constar assim que possível vou fazer outra. Tatuados ou não, cabeludos ou não, com maquiagem ou sem, com brinco, com piercing, pentecostal ou tradicional, o que conta mesmo é sermos novas criaturas. No mais, vivamos em paz uns com os outros (I Ts 5,13)", expressa o pastor da igreja Renascer em Cristo, Edu.

Para o cantor Rodolfo Arantes, o fato de ter tatuagens só o aproxima de outras pessoas tatuadas ou grupos alternativos, à medida que elas o enxergam com uma pessoa mais parecida com Cristo."Cara, se tem alguma coisa em mim que possa ter atraído alguém, é mais pelas as pessoas que estão fora da igreja e estão vendo: 'Pô, aquele cara todo tatuado tá pregando. Aquele cara todo tatuado tá fazendo a obra de Deus, aquele cara todo tatuado está adorando Jesus com a guitarra na mão. Quer dizer que eu também posso?'. Eu creio que numa hora dessas, se tem algo que eu possa aproveitar, é mais por poder mostrar que Jesus Cristo renova todas as coisas e que não interessa quem você é, o que você fez, não interessa as marcas que você carrega. Se você entregar sua vida para Deus, ele vai te usar [...] O link que a gente tem que ter com essas pessoas perdidas, com as pessoas que a gente quer alcançar, é o link do amor. Amar as pessoas independentemente das diferenças delas. Às vezes nos afastamos das pessoas que são diferentes, que estão afundadas em trevas, como se a gente tivesse que manter distância, como se fosse contagioso e não é, a gente é que é contagioso, é o nosso amor que vai mostrar se a gente é de Jesus ou não, eu acho que é muito mais por aí", explica Rodolfo. Para ele, quem busca Jesus está procurando novidade de vida: "Em tudo que eu já li a respeito de Jesus na Bíblia, eu nunca ouvi dizer que ele precisou se parecer com as prostitutas para falar do amor de Deus para elas. Eu nunca o vi tendo que se parecer com o endemoninhado gadareno para falar de Jesus para ele. Tudo o que ele fazia é ser luz nas trevas, é isso o que a gente precisa. Quem faz a diferença na vida de uma pessoa é a Palavra de Deus e não qualquer artifício. Isso é uma estratégia humana muito da 'mixuruca' perto do que é o poder de Deus".

Da mesma forma, o teólogo Vailatti entende que Jesus também interagiu com grupos alternativos e marginalizados de sua época, mas comportou-se de forma diferente. "Acredito que a tatuagem pode sim auxiliar na evangelização de tais grupos, tomando como hipótese que aquele que os evangeliza também está tatuado. Isso cria uma identificação entre ambos. Porém, uma vez que o exemplo a ser seguido pelos cristãos é Cristo (cf. 1 Jo 2.6), temos que ter em mente que o que havia em Jesus que atraía as pessoas era justamente o fato dele ser "diferente", e não "igual" aos demais. Dito de outra forma, se Jesus vivesse em nossos dias ele certamente não precisaria se tatuar para evangelizar pessoas tatuadas, pelo mesmo motivo pelo qual também não precisou se tornar mendigo para proclamar o evangelho a estas pessoas. Aliás, Jesus também interagiu com os "grupos alternativos" de sua época, tais como "as prostitutas, os leprosos, os mendigos e os coletores de impostos", dentre outros, os quais, assim como os grupos alternativos de hoje, também eram marginalizados pela sociedade. Todavia, o que atraía as pessoas em Jesus, entre tantas outras coisas, era o seu amor incondicional por elas, o seu respeito pelos excluídos da sociedade e a sua falta de preconceitos para com todos. Jesus conquistava pessoas de todas as camadas sociais não porque se adaptasse a cada uma delas, mas sim porque ele continuava a ser ele mesmo dentro do pluralismo religioso, cultural e social de sua época. Acredito que o nosso maior desafio nos dias de hoje seja evangelizar tais "grupos alternativos" (seja lá quais forem) sem, contudo, perder ou anular a nossa própria identidade".

Fontes de apoio:

http://whiplash.net/materias/tatuagens/000117.html

http://www.portaltattoo.com/tatuagem/significados/

http://br.geocities.com/pri_ferraretti/tatuagens.html

Fonte: www.guiame.com.br