sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bíblia mais antiga do mundo agora pode ser vista na internet

Para os cristãos que gostam de ler a bíblia pela internet uma boa notícia: cerca de 800 páginas do exemplar ‘Codex Sinaiticus’, escrito em grego no século 4, estão disponíveis para consulta na web.
Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

Os internautas poderão assistir imagens de mais de metade do manuscrito, escrito em grego em folhas de pergaminho. Segundo Scot Mckendrick, diretor de manuscritos ocidentais da Biblioteca Britânica, em Londres, o material é um dos maiores tesouros escritos do mundo.

O trabalho – que foi encontrado em 1844- envolveu especialistas da Grã-Bretanha, Alemanha, Egito e Rússia, e, de acordo com eles, apresenta uma rica fonte de pesquisa no futuro.

Com o manuscrito de 1,6 mil anos, é possível entender o desenvolvimento do início do Cristianismo. ‘Trata uma evidência em primeira mão de como o texto da Bíblia foi transmitido de geração a geração”, disse McKendrick.

Para os estudiosos de todo o mundo, a disponibilidade do manuscrito virtual criará oportunidades para trabalhos de pesquisa conjuntos que não seriam possíveis até o presente momento.

O material ficou preservado em um mosteiro na Península do Sinai, no Egito, por 1,5 mil anos. Para os especialistas, isso só foi possível porque o ar do deserto é ideal para a conservação do pergaminho, e também pelo fato do mosteiro ter permanecido intocado por todos esses anos.

O lançamento do manuscrito virtual será realizado pela Biblioteca Britânica em sua sede, em Londres, onde acontecerá uma exposição incluindo vários artefatos históricos ligados ao material. O endereço do site é www.codexsinaiticus.org

Fonte: Elnet / Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário