quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

STBNB reinaugura Capela David Mein




O Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) celebrou solene culto em ação de graças, reinaugurou e reconsagrou a Capela David Mein, o coração da Casa dos Profetas, espaço de culto e adoração a Deus, que volta a servir à comunidade.
O culto foi iniciado com processional do diretor geral, dr. Roberto Schuler, dos membros da Câmara de Doutorado – drª Joyce Every-Clayton (coordenadora dos cursos de Teologia), dr. Zaqueu Oliveira, dr. Ney Ladeia, profª Dayse Santos Oliveira (representando o rev. Oliveira de Araújo, presidente da Convenção Batista Brasileira – CBB), dc. Lincoln Araújo (presidente da Convenção Batista de Pernambuco – CBPE), pr. Sócrates Oliveira de Souza, diretor executivo da CBB (homenageado), profª Lucia Cerqueira de Souza (esposa do homenageado), pr. Ademar Paegle (capelão do STBNB) e prof. Edson Santos (regente congregacional).
O pr. Ademar Paegle, capelão do Seminário, depois do processional e do prelúdio, iniciou o culto apresentando a restauração da Capela David Mein, obra de pedra, cimento e tinta, como espaço com finalidade de contribuir para a formação e aperfeiçoamento do caráter espiritual dos alunos e professores da instituição. Lembrou a figura de David Mein, que dedicou 31 anos a dirigi-la e 35 ao magistério teológico e, mesmo morto, ainda fala às nossas vidas pelo seu exemplo. Registradas congratulações recebidas da ABIBET e do CAB. A congregação cantou uma miscelânea de hinos prediletos de David Mein. Os momentos de louvor a Deus foram repletos de músicas inspirativas cantadas pelo grupo Puro Louvor da IB San Martin e o Coro Sinfônico (STBNB) entoou “Louve ao Senhor” e “Os que confiam no Senhor” (Bruckner).
O dr. Schuler trouxe a mensagem do culto tendo por base o texto de Marcos 4.35-38 – Seguir a Jesus. Destacou que o desafio de seguir a Jesus implica passar para o outro lado do mar, se submeter às tribulações e dificuldades da travessia, acompanhar Jesus e fazer o que ele ordena. Ir para o outro lado significa passar para o lado em que Jesus está e onde Ele deseja que estejamos, também. Ir para o lado de Jesus é uma necessidade que o homem tem para estar em comunhão com ele. Aceitar o convite para vir dirigir o Seminário implicou em mudanças na sua vida pessoal e na da sua família, mas a consciência da missão o levou a enfrentar tudo na dependência de Deus. Hoje, a tempestade que envolvia a instituição dá sinais de diminuir porque o Senhor da Vida mandou o mar se acalmar.
Após a mensagem, seguiu-se um momento de homenagem ao pr. Sócrates Oliveira de Souza, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa, por resolução da Câmara de Doutorado do STBNB, em reconhecimento ao grande serviço prestado à denominação batista no Brasil. O agraciado recebeu a estola universitária e o diploma das mãos da drª Joyce Every-Clayton e do dr. Roberto Schuler. O pr. Sócrates agradeceu a homenagem e declarou que a recebia em nome da CBB, do Conselho e da família batista brasileira.
O culto foi encerrado depois da palavra do dr. Schuler, expondo os desafios e expectativas do STBNB, com música do Coro Sinfônico e oração gratulatória pelo dr. Zaqueu Moreira de Oliveira.

O HOMENAGEADO

O pr. Sócrates Oliveira de Souza é o atual diretor executivo da Convenção Batista Brasileira (CBB) e acumula, interinamente, a diretoria executiva da Junta de Missões Mundiais.
Sócrates Oliveira de Souza nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de abril de 1954, filho do pr. Pedro Evangelista de Souza e de Adelaide Oliveira de Souza, missionários da Junta de Missões Nacionais por mais de 35 anos, no Vale do São Francisco e no Vale do Tocantins. O pr. Sócrates é casado com a profª Lúcia Cerqueira Coelho de Souza, com quem tem duas filhas – Marianne e Camille.
O pr. Sócrates, além de bacharel em Teologia, é graduado em Engenharia Química e em Administração de Empresas, com pós-graduação em Propaganda e Marketing. É mestre em Administração, com ênfase em Planejamento e Marketing pela London Business School.
O pr. Sócrates serviu como pastor na IB Vital Brasil e na PIB Caramujo e como ministro de Educação da IB XXII de Novembro, todas em Niterói (RJ). Atuante líder na Convenção Batista Fluminense (CBF), na presidência da Junta de Mocidade, na da Junta de Educação e como secretário executivo da CBF. Pastoreou, de forma interina, várias igrejas do Estado. Assumiu a diretoria executiva da CBB em março de 2002 e, interinamente, em 2006, a Junta de Missões Nacionais. Mais tarde, empossou o pr. Fernando Brandão como seu executivo.

A CAPELA E O PATRONO

A Capela do STBNB recebeu o nome de David Mein em justa homenagem dos batistas do Brasil e de Pernambuco ao missionário que dedicou 35 anos da vida ao ensino teológico no STBNB, dos quais 31 como seu reitor.
A Capela do STBNB, o coração da Casa dos Profetas, é reinaugurada e volta ao serviço da comunidade do Seminário, depois de passar por reforma que a climatizou, com substituição da rede elétrica, da iluminação, da plataforma e receber nova pintura, adequando-a para melhor servir como templo de adoração e espaço de celebração ao Senhor da Seara. A próxima cerimônia de formatura do STBNB será realizada na Capela, atendendo a antigo anseio da comunidade do Seminário Batista.
Construída em 1984, com projeto do engenheiro Joabe Correia, batista da Paraíba, a Capela recebeu da Junta Administrativa do STBNB, como já dito, o nome de David Mein, e sua reinauguração ocorreu na véspera do 89º aniversário do obreiro.

O MISSIONÁRIO DAVID MEIN

David Mein nasceu em 21 de novembro de 1919, em Grand Rapids, Michigan (EUA), filho de Elizabeth e John Mein. Herdou da ascendência escocesa (paterna) e alemã (materna) a pontualidade, a lógica e a síntese de pensamento. Viveu no Brasil desde o primeiro ano de vida (1920), com breves intervalos, até a aposentadoria (1985).
Estudou nos Colégios Batista Alagoano (Maceió) e Americano (Recife). No Georgetown College (EUA), graduou-se bacharel em Letras e em Música (1939). No Southern Theological Baptist Seminary, Louisville (1940), recebeu os graus de Mestre (1943) e Doutor em Teologia (1944). Casado com Lou Demie, nomeado missionário da Junta de Richmond (1944), serviu no Brasil em Sergipe (1944-1948) e Pernambuco (1948-1985). O casal Lou Demie e David Mein teve os filhos: John Edwin, Margareth Ruth e Mildred Elizabeth e muitos discípulos. Sua forma e conteúdo de pregação foram objeto de tese de Jilton Moraes Castro – O valor da brevidade para a relevância da pregação: ensaio a partir de uma análise critica do trabalho homilético de David Mein –, que deu ao autor o grau de Doutor em Teologia (STBNB, 1993).
O uso racional do tempo permitiu a David Mein ensinar e dirigir o STBNB (1951-1985), pastorear a IB Cordeiro (1951-1982) e igrejas no interior (IB Viração, IBC Carpina e IB Siriji). Serviu na Convenção Batista Evangelizadora (CEBPE), como presidente (nove mandatos) e secretário executivo; na sucessora, Convenção Batista de Pernambuco (CBPE), presidente em cinco mandatos; presidente da CBB e vice-presidente em quatro mandatos. Dedicou tempo à família e para atender a múltiplos compromissos para pregar em igrejas e instituições no Brasil e Estados Unidos. Nas férias, ensinava em seminários (EUA), pregava em igrejas e divulgava o trabalho missionário no Brasil. O servo David Mein foi chamado à presença do Senhor em 1995, na cidade de Valdosta (Georgia, EUA).
Ao Senhor seja toda honra e glória e louvor, para sempre. Amém!

Escrito por FRANCISCO BONATO PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário